V Seminário Vozes da Educação

09/06/2013 09:52

APRESENTANDO O VOZES DA EDUCAÇÃO:

O Núcleo Vozes da Educação, criado em 1996, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal promover a reconstrução da memória e da História da Educação de São Gonçalo envolvendo os sujeitos escolares, em especial os/as professores/as no trabalho cotidiano de ressignificação da memória escolar e (auto) formação.

O Vozes atua na organização de núcleos de memórias nas escolas gonçalenses e no levantamento da História da Educação Pública contida nas fontes documentais e iconográficas existentes nas escolas, bem como, a partir das narrativas e relatos orais desses diferentes sujeitos. É constituído por dez (10) professores doutores docente da Faculdade de Formação de Professores lotado no Departamento de Educação (DEDU), e membros do Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ.

Dentre as suas principais realizações ao longo de quase duas décadas, destacamos a realização de quatro (4) seminários nacionais de Educação, sendo o primeiro em 2001 – Paulo Freire na contemporaneidade - com o apoio da FAPERJ, e outro em 2004, tendo como temática Memória(s), História(s) e Educação: Fios e Desafios na Formação de Professores. O terceiro foi realizado em 2007, e o quarto Seminário Vozes da Educação em 2010. Nos realizados, contamos com a participação aproximada de seiscentos (600) pesquisadores e professores de várias regiões do Brasil, da América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai) e Portugal.

 

página do Evento: http://seminariovozes.com.br/#ccontato